Um sem-número ( 2022-2023)
Um sem-número é uma abstração construída em aquarela, a partir de dados estatísticos sobre violência contra a mulher no Brasil, e pintada diretamente na parede da Galeria Nara Roesler, na exposição Meu corpo: território de disputa, com curadoria de Galciani Neves.
Como referência para tal elaboração os dados do "Mapa da violência 2015: homicídio de mulheres no Brasil" foram somados aos dados do "Atlas da Violência 2021". Foram compilados dados de 2003 a 2019.
Os dados numéricos foram transformados em área de preenchimento de cor, sendo que cada faixa vertical corresponde aos dados de cada ano. Utilizei especificamente o recorte das pesquisas que diferencia homicídios de mulheres negras
(cor vermelha) e não-negras (cor laranja)* no período mencionado, junto dos dados sem especificação (cor amarela). Essas três cores compõem o primeiro eixo horizontal e nos dão a informação de como ocorrem alterações no número de feminicídios em um determinado grupo ao longo dos anos.
Integrei à composição do trabalho o número de mortes violentas por causa indeterminada (cor marrom). Este dado demonstra um aparente declínio de homicídios de mulheres nos últimos dois anos da pesquisa e explicita uma problemática subnotificação de dados.
*A nomenclatura utilizada remete a pesquisa
"Atlas da violência 2021"